No ultimo fim de semana (19, 20 e 21/09) aconteceu a 17ª edição do SELID - Seminário de Líderes que reúne as lideranças de todos os cursos da Unifacs. O evento contou com palestras como da Reitora Márcia Barros e outros diretores da instituição, para capacitação e conhecimento dos estudantes sobre a universidade. A programação também contou com atividades que estimularam o trabalho em grupo, a organização de pessoas, gestão de conflitos e a capacidade de liderança. Além disso a interação dos líderes de todos os cursos, inclusive do Campus Feira, quebrando as barreiras de relacionamento,  uma vez que os estudantes estão espalhados em diversos campi.

Como de costume, o DCE promoveu atividades dentro da programação através de uma gincana disputada por quatro equipes (Pink e Cérebro, Sukita, Foco e Eita). Para organizar o pessoal e começar as atividades nos horários com o mínimo de atraso, as equipes foram estimuladas a correrem para o salão assim que ouvissem o hit "Ragatanga" para não perderem o início das atividades e não perderem pontos. O Diretório Central promoveu discussão, interação e envolvimento dos participantes, abordando a importância da atuação do líder na universidade e também na sociedade.

O ultimo dia fez a avaliação do evento e feedback para os participantes, que foram muito elogiados pelo comportamento e compromisso, tanto por parte do DCE quando pelo Coordenador Estudantil, Ricardo Oliveira. Os participantes também puderam aproveitar os ambientes do hotel, antes de irem embora, num horário específico para relaxar, depois de tantas atividades desde o primeiro dia. As lideranças fizeram considerações e pontuações que para além das habilidades e experiências adquiridas no Seminário, ficam também amizades e relações firmadas que contribuirão para manutenção do movimento.

VEJA FOTOS:

Cobertura de vídeo em breve
Postado por Caio Cezar Oliveira Às 12:13 Veja na íntegra
Através do NUDH - Núcleo Universidade e Direitos Humanos do DCE UNIFACS, o Diretório Central tem feito constantes conversas com a instituição sobre a necessidade de por o Nome Social dos estudantes transgêneros anexado aos seus documentos de matrícula. 

A questão é defendida para evitar situações constrangedoras para o estudante nesta condição uma vez que o nome com o qual ele ou ela se apresenta, muitas vezes, não é o mesmo que está posto oficialmente, como por exemplo na chamada (que é projetada no quadro).

Essa conquista é importante, pois existem sim estudantes transgêneros em nossa instituição e defender a integridade de todos e todas é importantíssimo para o DCE. Essa questão vem sendo discutida pelos representantes dos estudantes, pois há pouco mais de um ano ocorreram algumas situações de desconforto devido a uma falta atenção maior para esse público. Para além disso, o DCE UNIFACS defende a preparação de todos os colaboradores da universidade para receber esses estudantes e saberem como lidar com essa realidade.
Postado por Caio Cezar Oliveira Às 14:31 Veja na íntegra
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

    Endereço

    Avenida Luiz Viana, nº 3146, prédio da Unifacs - Campus Professor Barros - Torre norte, mezanino, sala 011, Imbuí CEP: 41720200, Salvador/Bahia