Através do NUDH - Núcleo Universidade e Direitos Humanos do DCE UNIFACS, o Diretório Central tem feito constantes conversas com a instituição sobre a necessidade de por o Nome Social dos estudantes transgêneros anexado aos seus documentos de matrícula.
A questão é defendida para evitar situações constrangedoras para o estudante nesta condição uma vez que o nome com o qual ele ou ela se apresenta, muitas vezes, não é o mesmo que está posto oficialmente, como por exemplo na chamada (que é projetada no quadro).
Essa conquista é importante, pois existem sim estudantes transgêneros em nossa instituição e defender a integridade de todos e todas é importantíssimo para o DCE. Essa questão vem sendo discutida pelos representantes dos estudantes, pois há pouco mais de um ano ocorreram algumas situações de desconforto devido a uma falta atenção maior para esse público. Para além disso, o DCE UNIFACS defende a preparação de todos os colaboradores da universidade para receber esses estudantes e saberem como lidar com essa realidade.