A Diretora Executiva do DCE UNIFACS, Danielle Sodré, defendeu nesta quarta, 16, o seu trabalho de conclusão de curso que discute um interessante tema: Águas sagradas: a relação dos cultos de matriz africana na conservação das fontes naturais data Bacia do Rio Lucaia, Salvador, Bahia.
O trabalho bjetivou fomentar a discussão da gestão participativa dos recursos hídricos, com destaque às comunidades tradicionais de terreiro de candomblé. Os estudos abordaram a relevância das práticas culturais e religiosa na conservação e uso racional das fontes naturais, estando estas presentes nessas comunidades. O debate da importância do envolvimento social à gestão das riquezas naturais ainda é pouco trabalhada, inclusive quanto a inserção das particularidades e formas de uso destes recursos no enquadramento dos corpos d'água.
A estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, em sua atuação no DCE, sempre procurou discutir e desmistificar diversos temas e fazer links com os conteúdos de seu curso. Danielle, presidente do DA de Ambiental, promoveu oficinas e palestras de interesses gerais. Discutir a Sustentabilidade é um assunto em pauta na contemporaneidade e a atuação da diretora foi importante para despertar nos estudantes de outros cursos a curiosidade para entender os verdadeiros conceitos do tema e como ele é complexo.
"Não somos formados para ser capitães planeta". Danielle sempre foi firme neste discurso. A gestão ambiental é um sistema de gestão que dá ênfase à sustentabilidade. Desta forma, objetiva o uso de métodos administrativos a fim reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza. É muito mais que se preocupar com ações específicas de reparo.
-Parabéns, Dani!
Para o DCE, é um orgulho que sua trajetória acadêmica tenha culminado neste trabalho tão importante!
-Parabéns, Dani!
Para o DCE, é um orgulho que sua trajetória acadêmica tenha culminado neste trabalho tão importante!