A Cerimônia de Posse do DCE, em 23 de maio, teve a presença de diversas pessoas e entidades representativas. A cobertura resultou em duas matérias. Uma no site Dois Terços e outra no site da UNE - União Nacional dos Estudantes.

Matéria do site Dois Terços:

Movimento estudantil vai requerer uso do nome social para comunidade trans na Unifacs


Matéria do site da UNE:

Confira o álbum de cobertura feita pelo Dois Terços:
Postado por Caio Cezar Oliveira Às 07:10 Veja na íntegra

Pedimos que os estudantes que tiverem algum problema com faltas ou atividades pontuadas, enviem e-mail para o DCE falando sobre o caso - dce@unifacs.edu.br.
Temos que lutar juntos para garantir a integridade acadêmica do estudante.
Atenciosamente;
DCE UNIFACS



Postado por Caio Cezar Oliveira Às 10:58 Veja na íntegra

Na ultima sexta a nova chapa do DCE, constituída por 11 diretores, que tem como presidente Iana Aguiar, do curso de Psicologia, tomou oficialmente posse do Diretório Central dos Estudantes da UNIFACS. A cerimônia contou com o Diretor de Educação Corporativa da UNIFACS, Adriano Miranda, com o Coordenador Estudantil, Ricardo Oliveira, com a Diretora LGBT da UNE - União Nacional dos Estudantes, Larisa Passos, a Diretora de Mulheres da UEB - União dos Estudantes da Bahia, Bruna Rocha, além da presença de integrantes de todos os DAs da UNIFACS, inclusive do CAFS - Centro Acadêmico do Campus Feira, ex-alunos como Flávio Barbin, fundador do MUT - Movimento Universitário Transgênero e ex-presidentes do DCE como Genilson Coutinho e Rafaela Cabadas.
A Cerimônia foi simples, porém solene. Os participantes da mesa deram suas contribuições sobre a importância do Movimento Estudantil na universidade e na sociedade. Caio Cezar Oliveira, então presidente, do curso de Relações Públicas, falou rapidamente sobre o orgulho de ter, cada vez mais, estudantes de diversos cursos dando suas contribuições diretas ao Diretório e assim passou o cargo para Iana Aguiar que discursou sobre sua trajetória no movimento estudantil da UNIFACS desde que ingressou na instituição, em 2011. A presidente falou também sobre a importância de todos os trabalhos desenvolvidos pelo Diretório Central e sobre a parceria com a universidade e também citou sobre a importância de cada diretor e estudantes na construção da universidade que nós, enquanto estudantes, queremos.
A gestão vai até 2016 e esperamos estar contribuindo cada vez mais por uma educação cada vez mais abrangente para que possamos mudar a sociedade perversa e excludente que segue lá fora.




Postado por Caio Cezar Oliveira Às 11:22 Veja na íntegra
Locais de entrega:
  • Aos estudantes que optaram por receber a carteira no PA9 (Paralela): dirijam-se à sala 512 das 9:00 às 17:00 e ao DCE das 17:30 às 19:30, Torre Norte, para buscar suas carteirinhas;
  • Aos estudanres que optaram por buscar no Prédio de Pós-Graduação: dirijam-se à secretaria, no mezanino.
  • Aos estudantes que optaram por receber em casa, através do serviço de entrega dos Correios: já foram todas postadas. Se em 10 dias úteis (contanto a partir de 16/05) não a receberem, entrem em contato com o DCE.


Depois de termos um contra-tempo com a máquina que imprime as Carteiras de Estudante e também um atraso na entrega delas pela empresa a qual recorremos para fazermos a entrega o mais rápido possível, as carteirinhas que garantem o direito do estudante de pagar meia em eventos culturais, elas finalmente ficaram prontas.
Pedimos desculpas pelo ocorrido.
Postado por Caio Cezar Oliveira Às 16:33 Veja na íntegra


Porque nosso estado tem altos níveis de agressão aos homossexuais! É inconcebível que alguém se ache no direito de agredir alguém por ser quem ela é. Nós estamos sendo pior que animais, pois estes atacam pra se alimentar e se defender. E nós? A troco de que atacamos as pessoas? Jovens estão sendo assassinados, assediados moralmente, tendo sua integridade ferida em diversos espaços e ainda há quem diga que "preconceito não existe". Como assim? Quantos Itamares vão precisar morrer? Quantos travestis e transsexuais vão precisar ser agredidos? Quantas lésbicas vão precisar ser desrespeitadas, violentadas? Quantas FAMÍLIAS vão ser destruídas e mães vão precisar chorar para que NÓS PASSEMOS A NOS RESPEITAR ENQUANTO SERES HUMANOS?

Hoje é um dia simbólico, mas homofobia e qualquer outro tipo de preconceito se combate todo dia.
Postado por Caio Cezar Oliveira Às 08:55 Veja na íntegra

Estudante, sabemos que todas as modalidades de estudo em nossa universidade tem demandas, mas para conseguirmos alcança-las precisamos nos esforçar juntos! É sempre uma boa hora para juntar líderes e formar um corpo estudantil de representação.

A importância de protagonizar as diretrizes de movimento estudantil também no modo EAD é que existem demandas dos estudantes que, algumas vezes, ficam por serem resolvidas devido a uma falta de lideranças estudantis, principalmente pelo fato de levarem uma vida acadêmica corrida. Mas isso não é empecilho para que haja uma organização estudantil. Gostaríamos de reunir as pautas desses e estudantes, formar um grupo coeso para que fortaleçam os cursos dessa modalidade e melhorem gradativamente a academia e logicamente, a formação dos estudantes. 
Queremos, inclusive, marcar reunião com estudantes interessados!

Junte-se ao DCE e dê suas contribuições na construção da universidade que queremos! Envie e-mail para o DCE, entre em contato: dce@unifacs.edu.br. 
Postado por Caio Cezar Oliveira Às 13:07 Veja na íntegra

Para continuar construindo a universidade que queremos.

Postado por Caio Cezar Oliveira Às 10:54 Veja na íntegra
O plebiscito popular permite que a população expresse sua vontade política e pressione os poderes públicos a se basearem na vontade da maioria do povo. Contudo, existem detalhes desse processo que o diferencia dos demais, como por exemplo, do referendo, por isso é fundamental que a população saiba qual a importância de tornar público o que o plebiscito popular pela constituinte.
A partir dessa questão, o DCE traz para o âmbito acadêmico um debate sobre as competências e devida aplicação do plebiscito popular.
Postado por Caio Cezar Oliveira Às 15:03 Veja na íntegra

O Núcleo Universidade e Direitos Humanos do DCE traz o debate sobre o porquê de se discutir o Feminismo no âmbito acadêmico. Ao Respondermos “Porque se discutir feminismo na universidade?” abrimos margem para responder muitas outras questões que estão relacionadas a realidade da mulher na sociedade. A academia não pode se afastar dos movimentos sociais, pois é através deles que é possível compreender o atual contexto. Diante disso, abrimos uma discussão para que possamos contribuir diretamente para a transformação de pensamentos e atitudes, convidado a todos.

Postado por Caio Cezar Oliveira Às 14:47 Veja na íntegra
>> DCE libera foto de um projeto desenvolvido por estudantes de Relações Públicas, Design e Ciência da Computação
Foto: Um Relações Públicas, dois Designers e um Cientista da Computação - dessa união saiu um projeto que pode revolucionar o movimento estudantil em praticidade, portabilidade e utilidade. :)
Aguardem.

>> DCE lança Nota de Esclarecimento sobre a ocupação da sala sede;

>> DCE apoia campanha para Avaliação Institucional 2014.1
Foto: AGORA É NOSSA VEZ! FAÇA SUA VOZ SER OUVIDA!
É muito importante participar da Avaliação Institucional para que a instituição perceba, estatisticamente, a situação da universidade e as demandas dos estudantes.
Faça sua parte na construção da universidade que queremos!
(Para participar acesse o Portal do Estudante).

>> DCE faz reuniões de diretoria abertas quinzenais aos sábados
Foto: Reunião de hoje no PA9 abordou Relacionamento Entre Estudantes, Projeto Esportivo, 17° SELID e Encaminhamento da Pauta do Movimento das Engenharias para a Instituição.

>> Fanpage do DCE ultrapassa 6000 curtidores

>> DCE recebe certificação para emissão de Carteiras de Estudante
Foto: Com esse Certificado nós podemos emitir Carteiras de Estudante para todos os estudantes da UNIFACS nas diversas modalidades: EAD, Pós, Superior, Técnico e inclusive estudantes do Pronatec. :)
Faça a sua em nosso site: www.dceunifacs.com
#EuPagoMeia

>>DCE lança teaser sobre futebol na universidade
Foto: E se os estudantes formassem times de futebol nos cursos da UNIFACS? hummmmmm...
Aguarde.


>>DCE convida estudantes atividade do Maio da Diversidade

Acompanhe-nos no Twitter: @dceunifacs
Postado por DCE UNIFACS Às 09:55 Veja na íntegra


O Núcleo Universidade e Direitos Humanos do Diretório Central dos Estudantes da UNIFACS, em parceria com a Diretora LGBT da União Nacional dos Estudantes (UNE), Larissa Passos, realizou em 09/05, às 13:30 no Campus Professor Barros a Mesa-redonda sobre “A Diferença entre Gênero e Sexualidade”, que tem como proposta (re)construir os conceitos que norteiam as questões de gênero relacionada a sexualidade, ratificando as suas divergências. Para isso contará com a presença de Milena Passos (Presidenta da ATRAS) e Uri Pellegrini (Psicólogo e Advogado). Essa mesa está na programação do Maio da Diversidade LGBT da Secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia.



Postado por DCE UNIFACS Às 07:46 Veja na íntegra
O DCE informa que o cadastro para confecção de Carteiras de Estudante está suspenso até 22 de maio por uma falha técnica no sistema do provedor de cadastro. Os estudantes já vinham pontuando essa questão desde que demos início a esse processo, por isso, resolvemos suspender e pedir para que o técnico corrija o erro definitivamente. Voltaremos com o serviço em 23 de maio (terça).
Atenciosamente;
DCE UNIFACS
Postado por Caio Cezar Oliveira Às 12:46 Veja na íntegra
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

    Endereço

    Avenida Luiz Viana, nº 3146, prédio da Unifacs - Campus Professor Barros - Torre norte, mezanino, sala 011, Imbuí CEP: 41720200, Salvador/Bahia