Homofobia e construção do Estado Laico foram os temas
abordados no II Seminário da Diversidade que aconteceu na UNIFACS, essa semana.
A parceria do GGB – Grupo Gay da Bahia com o DCE UNIFACS tem como objetivo levar
a discussão desses temas para o âmbito acadêmico.
A parceria do DCE UNIFACS com o GGB levou a universidade figuras importantes que contribuíram para discussão do tema como o ex ministro da saúde José Temporão, o presidente da parada gay de São Paulo, Fernando Quaresma, o antropólogo Luiz Mott, dentre outros. O Prof. Barros, chanceler da UNIFACS, Ricardo Oliveira, presidente do DCE e a professora Elizabeth Dantas, curadora do evento, fizeram parte da mesa de abertura.
Os três dias de seminário renderam discussões sobre os direitos dos LGBTs e outras minorias, a criminalização e/ou tratamento da homofobia, o papel da universidade e dos educadores para tratar do respeito social e o estudo social das manifestações de comportamento do ser humano ainda na educação básica. Falou-se também sobre políticas de inserção de minorias no mercado de trabalho e foram apresentados gráficos com dados sociais.
A discussão rendeu também participação da plenária, onde estudantes trouxeram questões para serem discutidas a exemplo de como faculdades se posicionam em relação a temas LGBT seja em um TCC ou em discussões em sala. Ao fim do seminário membros do DCE se pronunciaram para firmar seu compromisso com a diversidade e agradecer a todos. Um ambiente de sarau foi montado para entreter os participantes enquanto serviam-se na mesa de lanches.
FOTOS: